Evite Erros: Como garantir boa redação no Vestibular 2025

Apesar das provas objetivas exigirem estudo de muito conteúdo, grande parte dos estudantes estão mais preocupados em fazer uma boa redação no Vestibular 2025. Se você é um deles, veja aqui algumas dicas de como evitar erros e garantir um bom desempenho.

Jovens fazendo prova
Imagem: Freepik

Como garantir uma boa redação no Vestibular 2025?

Todo mundo sabe que, quando se fala de processo seletivo de ingresso no Ensino Superior, não adianta pontuar bem na prova objetiva, se você se der mal na redação. Por isso é preciso se preparar bem para obter um bom desempenho também em sua prova dissertativa.

E para ajudar você nessa missão, trouxemos aqui algumas dicas que vão garantir uma boa redação no Vestibular 2025 para você:

Leia atentamente a proposta de redação

Uma grande quantidade de vestibulandos perdem pontos na redação, por não interpretarem corretamente o tema. Então, para não ter esse problema, leia com calma o enunciado, identificando o tema principal e os subtemas que devem ser abordados.

Planeje antes de começar a escrever

Para não se perder e acabar ficando com menos tempo para redigir seu texto, organize suas ideias em um esquema ou rascunho. Com o tema em mente, faça apontamentos que vão ajudar a fazer a introdução e a conclusão, indicando seus argumentos para o desenvolvimento e uma solução. 

Jovem escreve redação
Imagem: Freepik

Utilize uma estrutura padrão

Uma boa forma de garantir alguns pontos na redação, é seguir uma estrutura padrão, composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Bem como reservar ao menos dois parágrafos, para apresentar seus argumentos, com exemplos ou dados, que justifiquem seu ponto de vista.

Seja claro e objetivo

Não exagere tentando ser mais intelectual do que realmente é, prefira demonstrar sua capacidade argumentativa, com uma linguagem simples e direta. Dessa forma, os avaliadores vão ter facilidade para compreender sua redação, e certamente vão valorizar sua objetividade.

Demonstre repertório sociocultural

Procure inserir referências a fatos históricos, literários, filosóficos ou científicos, para justificar seus argumentos e enriquecer sua redação. Contudo não adicione esse tipo de referência de forma discriminada, elas precisam ser relevantes e bem aplicadas ao tema.

Revise antes de finalizar

A redação apresentada a banca não pode contar com rasuras, por isso, antes de finalizar, passando a limpo para a folha oficial, faça uma boa revisão. Desse modo, você pode corrigir ainda no rascunho quaisquer possíveis erros de ortografia, concordância e pontuação que lhe fariam perder pontos.

Close de pessoa fazendo redação
Imagem: Freepik

Erros que podem impedir você de fazer uma boa redação no Vestibular 2025

Para garantir uma boa redação no Vestibular 2025, você precisa estar atento para não cair em alguns erros bastante comuns. Veja abaixo erros que podem reduzir sua nota e até zerar sua redação:

  • Fuga do tema;
  • Não produzir um texto dissertativo-argumentativo;
  • Plágio de textos de terceiros (cópia exata);
  • Desrespeito aos direitos humanos, com  discursos de ódio, intolerância ou preconceito;
  • Texto com mais ou menos linhas do que solicitado.
Jovem treina redação em casa
Imagem: Freepik

Como evitar esses erros?

Felizmente há formas muito simples de evitar perder pontos na redação, com os erros acima citados. Veja abaixo o que fazer para não cometer esses erros, e garantir uma boa redação no Vestibular 2025:

  • Interprete o tema com cuidado: Ao ler a proposta de redação, destaque as palavras-chave e reflita sobre o que exatamente está sendo solicitado;
  • Pratique a escrita argumentativa: Escreva redações frequentemente, simulando o tempo de prova utilizando os critérios que definem um texto dissertativo-argumentativo;
  • Respeite os direitos humanos: Independente de opiniões fortes e polêmicas que tenha, defenda suas ideias de forma ética, sem reproduzir discursos de ódio ou preconceituosos;
  • Treine para ficar dentro do número de linhas: Ao treinar redação, faça isso já limitando seu texto dentro do número de linhas cobradas pelas universidades. E respeite esse limite na hora da prova em seu rascunho, para que a versão final fique dentro do solicitado.

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida